Rastro Tecnologia
Monitore seu Veículo
2º Via de Boleto
Rastro Tecnologia
(27) 3141-4567
Rastro Tecnologia
(27) 99665-4899
TELEFONE: (27) 3141-4567

BLOG

Como se prevenir contra roubos e furtos de veículos? Confira 5 dicas para proteger seu automóvel sem gastar muito:

Em tempos de crise, pagar um seguro veicular que cubra roubos e furtos é um luxo que muitos não podem ter. Com isso, instalar equipamentos que dificultam a ação de criminosos pode ser uma solução mais em conta.

 

Mais de 20 veículos são roubados ou furtados por dia no Espírito Santo. O número foi levantado pela TV Vitória/Record TV, com base em dados divulgados pela Polícia Civil. Foram mais de 7.500 ocorrências registradas em 2019, sendo o município da Serra o líder deste ranking, com 1.720 casos. Em seguida vêm Vila Velha (1.360), Cariacica (1.201) e Vitória (643).

Clique aqui e confira os bairros da Grande Vitória com maior incidência de roubos e furtos de veículos.

Os números mostram que a insegurança para os motoristas capixabas ainda é grande. Não dá para contar apenas com a sorte para não fazer parte dessa estatística. Em tempos de crise, pagar um seguro veicular que cubra roubos e furtos é um luxo que muitos não podem ter. Com isso, uma saída mais em conta pode ser a instalação de equipamentos que dificultam a ação de criminosos. Abaixo listamos 5 dicas para você proteger o seu automóvel sem gastar muito.

1 - Equipe o veículo com alarmes

Essa é uma medida muito simples, porém essencial. Os sistemas de alarme costumam fazer grande barulho e chamar a atenção de todos ao redor em caso de ação suspeita com o carro. Além disso, alguns também são capazes de cortar a ignição do motor ao ser violado, impedindo o criminoso de prosseguir com o veículo.

Aproveite também para equipar o carro com travas e vidros elétricos. Essas medidas são de baixo custo, principalmente quando comparadas com a segurança que proporcionam. Sem contar que ainda fazem o condutor gastar menos tempo dentro do automóvel desligado, um grande fator de risco que o deixa vulnerável aos bandidos que estão na espreita para dar o bote.

2 - Aplique películas escuras nos vidros

A película escura, popularmente conhecida como “Insulfilm”, diminui consideravelmente a visão do interior do veículo para quem está do lado de fora. Isso faz com que pessoas mal-intencionadas não vejam bens que estejam dentro do lado de dentro do carro, como mochilas, aparelhos eletrônicos e outros.

Fique atento à legislação que controla o uso de películas automotivas, que é a resolução nº 254/2007 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito). O texto desta resolução diz que a quantidade de luz que passa através das películas não pode ser inferior a 75% no para-brisa dianteiro, 70% nas janelas das portas da frente e 28% nas demais janelas do veículo.

Há ainda opções que reforçam os vidros, como a chamada película antivandalismo, que tem a vantagem de aumentar a resistência do vidro contra impactos. Assim, fica muito mais difícil acessar o interior do automóvel, frustrando a ação de um ladrão que tente quebrar as janelas.

3 – Invista em equipamentos modernos de segurança

Rastreadores, bloqueadores e localizadores são alguns dos equipamentos de segurança mais eficazes na prevenção a furtos e roubos de veículos. O rastreador é o equipamento mais completo entre os três, pois permite consultar a localização do veículo em tempo real via aplicativo no celular ou site. O próprio motorista ainda pode, em poucos minutos, efetuar o bloqueio do carro, caminhão ou moto. O custo deste serviço não custa mais do que R$ 60 mensais.

O bloqueador, em uma tentativa de furto, bloqueia a ignição ou a bomba de combustível e informa por meio de um alarme o telefone da empresa de monitoramento, para que cheguem na central informações sobre o furto. A empresa faz contato imediato com as autoridades para que o veículo seja recuperado.

Já o localizador informa onde o automóvel está localizado a partir do momento que o motorista percebe que ele foi roubado e aciona a central de monitoramento da empresa que vendeu o serviço. O tempo médio de recuperação de um veículo monitorado em tempo real chega a apenas 26 minutos.

Rastro - Rastreamento Veicular

4 - Utilize dispositivos de segurança visíveis 

Correntes de direção, chaves interruptoras e travas de volante e pedal são alguns dos dispositivos que podem desencorajar ou, ao menos, dificultar a ação do ladrão. E quanto mais visíveis, melhor. Podem não evitar que um criminoso mais experiente aja, sobretudo se o seu veículo estiver na mira há algum tempo. Mas costumam ser eficientes diante de ladrões mais casuais e oportunistas. E alguns desses equipamentos terão valor máximo de R$ 50.

5 - Faça chaves codificadas

Podemos dizer que as chaves codificadas são os dispositivos de segurança mais antigos quando falamos em proteção veicular. E passaram a contar com cada vez mais tecnologia, tornando-se uma ferramenta confiável contra roubos e furtos.

As chaves codificadas contam com um pequeno chip em seu interior, responsável por gerar combinações eletrônicas únicas em pequenos intervalos de tempo. Os códigos são gerados de maneira sincronizada com uma central instalada no veículo, de modo que o reconhecimento só acontece se a chave correta estiver sendo utilizada. O funcionamento é semelhante ao acesso a uma conta bancária por meio de dispositivos geradores de senhas, nos quais é preciso haver sincronia entre o código gerado e aquele que é esperado pelo sistema. Além disso, a parte metálica também precisa ter o formato certo, como nas chaves tradicionais, aumentando a segurança desse item antifurto.

 

Caso você seja abordado por um ladrão, procure manter a calma e não reaja. As chances de ele estar armado ou agindo com um parceiro e colocar a sua vida em risco são muito grandes. Não deixe de registrar boletim de ocorrência na Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV). A delegacia fica na Rua Maria de Lourdes Garcia, 50, Ilha de Santa Maria. O telefone é o 27 3222-7670.